domingo, 28 de junho de 2015

AMANHÃ: Duas entrevistas com Manuel Guimarães, seguidas de mesa-redonda

Segunda-feira, 29 de junho às 18h30 na Cinemateca


No âmbito do Ciclo “Rever Manuel Guimarães”, tem lugar  na Sala Luís de Pina uma mesa redonda em que se discutirá o cinema do autor.

A introduzir a sessão apresentam-se duas entrevistas raríssimas com Manuel Guimarães realizadas para a RTP no contexto dos programas “Cinema 72”(1972, 17 min) e “Das Artes e Ofícios” (1974, 16 min), em que Guimarães fala de vários dos seus filmes ou aborda a sua relação com os cineastas mais velhos, com os quais começou a trabalhar, e com a geração do Cinema Novo. São também mostradas imagens de Guimarães em rodagem.
O encontro conta com a participação de vários investigadores que têm trabalhado sobre a obra de Manuel Guimarães como Leonor Areal, Lauro António, Mário Jorge Torres, David Santos, Miguel Cardoso, Paulo Miguel Martins, Paulo Cunha, e moderação de Joana Ascensão.

Trata-se de uma discussão que se pretende alargada quase no final da retropectiva integral dos filmes de Guimarães, que termina no dia seguinte, no mesmo horário, com a exibição de "Cântico Final".
A entrada é gratuita, mediante o levantamento de ingressos na bilheteira.

Mesa redonda - Rever Manuel Guimarães Mesa redonda - Rever Manuel Guimarães

no topo: fotografia de Manuel Guimarães, por Maria Eduarda Colares
esquerda: Benjamim Falcão, João Maria Tudela, Rui de Carvalho, Rui Luis, Abel Escoto, Manuel Guimarães e Clarisse Guimarães na rodagem de Cântico Final (Manuel Guimarães, 1974/75)
direita: Saltimbancos (Manuel Guimarães, 1951)

Sem comentários:

Enviar um comentário