segunda-feira, 8 de junho de 2015

Início da retrospectiva integral


Cinemateca e Museu do Neo-realismo homenageiam cineasta Manuel Guimarães


A Cinemateca Portuguesa vai homenagear Manuel Guimarães com uma retrospetiva integral da sua obra, a partir de hoje, iniciativa realizada em colaboração com o Museu do Neo-Realismo, no centenário do nascimento do cineasta, anunciou o Museu do Cinema.

A retrospetiva na Cinemateca antecede uma exposição no Museu do Neo-realismo, em Vila Franca de Xira, intitulada "Manuel Guimarães, sonhador indómito", que vai ser inaugurada no dia 18 de outubro, segundo o museu.
A exposição, com curadoria de Leonor Areal, vai estar aberta ao público até 28 de fevereiro de 2016.
O ciclo "Rever Manuel Guimarães", na Cinemateca, permite rever o percurso do cineasta que se destacou pela aplicação dos princípios ideológicos do neorrealismo à sétima arte, da qual fazem parte os filmes "Nazaré" (1958) e "O Crime de Aldeia Velha" (1968).
A sessão de abertura está marcada para as 21:30, com a exibição de "Saltimbancos", a primeira longa-metragem de Manuel Guimarães, filme "que marcou a diferença no cinema português do começo da década de 1950, relativamente às comédias `à portuguesa` que então se faziam, procurando aproximar-se dos modelos do neorrealismo italiano", realça o comunicado.
A Cinemateca refere que Manuel Guimarães é "um dos mais incompreendidos e mais injustamente desconhecidos realizadores portugueses, cuja obra é urgente rever e redescobrir".
"Rever Manuel Guimarães" vai decorrer até ao próximo dia 30, na sala Luís de Pina, da Cinemateca Portuguesa, em Lisboa.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=776608
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=835028&tm=4&layout=121&visual=49
http://visao.sapo.pt/cinemateca-e-museu-do-neo-realismo-homenageiam-cineasta-manuel-guimaraes=f822052

Sem comentários:

Enviar um comentário